A raiva (também conhecida como hidrofobia) é uma doença infecciosa que afeta mamíferos e é causada pelo vírus da raiva, que primeiro se instala e se reproduz nos nervos periféricos, depois no sistema nervoso central, dai para as glândulas salivares. Por ocorrer em animais e acometer também humanos, é considerada uma zoonose.
Transmissão de animais infectados para animais saudáveis dar-se através do contato com a saliva, por mordidas, lambidas de feridas, membranas mucosas ou arranhões. Outros casos relatados de transmissão são por inalação, por placenta e amamentação, e em humanos por meio do contado direto com o animal infectado. Infectando animais de sangue quente, a raiva urbana é causada principalmente por cães, seguida de gatos; na natureza, ocorre principalmente em lobos, raposas, coiotes e morcegos hematófagos. 80% dos casos registrados são de animais carnívoros.
Mesmo quando controlada em animais domésticos em algumas partes do mundo, a raiva é uma preocupação para a vida selvagem. Em termos de saúde pública, mesmo quando considerada erradicada ou contida, tem enormes custos para seu controle e vigilância, pois em todos os casos é uma doença mortal. Até 2006, apenas 6 casos humanos curados foram registrados, dos quais 5 receberam tratamento vacinal pré-exposição e pós-exposição.
0 Comentários